sábado, 5 de abril de 2008

É CULTURA!


Como escrevi antes... seres humanos são muito esquisitos.
Mas o que é normal? Normal é só aquilo que um grupo de pessoas começou a fazer e resolveram que seria o padrão pra todo mundo.
Ninguém é normal... somos tão diferentes! Sempre tão únicos... tão complexos...
Gosto de ler sobre culturas. Aquilo que existe simplesmente... e que muitas vezes não tem nenhum fundamento, mas mesmo assim, as pessoas insistem em continuar praticando.
Por que? Porque está mais vivo do que nós mesmos e parece que corre junto ao nosso sangue.
Li uma vez sobre um povo (que fatalmente não vou me lembrar agora) que suas jovens, quando em idade de casamento. Pagam um dote ao marido. (Já começamos por aí... de onde vem essa coisa de dote? – É cultura! É cultura!). As jovens mais favorecidas podem contar com suas famílias que terão um imenso prazer em pagar o noivo da filha (será que querem se livrar dela?). Mas... como não só de muitos favorecidos vive a humanidade... existem aquelas que a família não pode ajudar.
/É meio o caso da faculdade... mal comparando. Se sua família pode te segurar numa faculdade pública (que normalmente é integral e não te dá tempo pra um emprego fixo), ótimo! Se sua família não pode, você arruma um emprego e vai estudar numa faculdade privada à noite. Tudo bem... cada um com suas oportunidades. Resolvi nem colocar aqui o exemplo das pessoas que não tem nenhuma das duas. Mas tem um monte deles andando por aí!/
E as que a família não ajuda, elas se viram. O incrível é como se viram. Elas se prostituem... Isso mesmo! Se prostituem e todo o dinheiro que recebem com isso pagam o dote. Por que querem casar.
Parece loucura, não é?! E pra nossa sociedade realmente seria. Mas é cultura. E quem está se perguntando... ué, e o marido não se preocupa com isso? A resposta é não. É cultura! Está correndo no sangue dele também.

Me faz pensar na frase: “Os fins justificam os meios”.
Não quero discutir se está certo ou errado. Quero apenas fazer refletir sobre o tema.
Será que tem alguma coisa que andamos fazendo e que não tem nenhuma justificativa plausível?
Pense a respeito...
E se descobrir que tem. Mude!
E se não quiser mudar. Tudo bem!
Deixe que isso continue correndo no seu sangue.
É cultura!

4 comentários:

Luda Lassah disse...

Vc está se superando nos seus textos hein?!?!?!
Caraca...
Amei...
eu penso, reflito e mudo. E vc?
Beijos.
Amo.
Mto.

Luda Lassah disse...

Por que vc nunca comenta no meu?
Ai aff...
muitos textos lá e BUM!!! nenhum comentário seu...
beijos

Luda Lassah disse...

dá uma olhada no primeiro texto do meu blog...
beijosssss

Anônimo disse...

Putz ........... cultura é foda sendo usada de maneira errada!!! Msa nossa cultura é sempre usada da melhor forma...........qdo é bom a gente agrega!!!!! Não é amiga?!?!!? Rssss